sexta-feira, 4 de março de 2016

O morro dos ventos uivantes



Livro: O morro dos ventos uivantes
Autor(a): Emily Brontë
Editora: Lua de papel
ISBN: 978-85-6306-602-2
Ano: 2009
Páginas: 292
Classificação: Clássicos


Sinopse:

Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy.

O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas.



Minha opinião

Aos amantes da literatura clássica, me desculpem ... mas que livro chato!
E a Bella Swan/Cullen, fala sério, você nasceu mesmo na época errada!

Juro que tentei, com todas as minhas forças, captar o que de romântico, ou o que quer que todo mundo encontre neste 'mágico' livro ... mas ainda estou à procura ...

A narrativa toda é uma loucura, de atitudes estranhas e sem nexo! Os únicos personagens possíveis de compreender bem são, o Sr. Lockwood, e a governanta Nelly, ela narrando toda a estória do Morro dos Ventos Uivantes, para que o Sr. Lockwood compreenda o que se passou e passa por lá (diga-se passagem, nós leitores também ...).

Heatcliff é um doido de pedra, desde cedo, então, não é de se admirar que pire no final. Hindley só bebe, muito me admira que dure tanto, Catherine é a típica dondoca mimada, que acha que o mundo gira ao seu redor, os Linton's entram de gaiatos e acabam pagando o pato. Sem contar o maluco do Joseph que não ajuda em nada só querendo doutrinar todos eles ...

O que permeia todo liro é a obsessão de cada um dos personagens, cada um com um objetivo diferente, e só pensando em si mesmos, não no que as atitudes deles causavam ao conjunto todo. Meu ponto de vista, que fique claro.

Creio que posso dizer que a maioria dos clássicos definidamente não fazem o meu estilo. Mas ao menos, estou me esforçando para conhecer a literatura clássica ... mas vou lê-los em intervalos bem grandes!  E para quem gosta ...

Boa Leitura!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário