sábado, 21 de fevereiro de 2015

Os filhos de Húrin



Livro: Os filhos de Húrin
Autor(a): J.R.R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
ISBN: 978-85-7827-198-5
Ano: 2009
Páginas: 338 páginas
Classificação: Ficção, Fantasia, Literatura inglesa


Sinopse:

Muito antes da era de O Senhor dos Anéis, Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, lança uma terrível maldição contra toda a família de Húrin, o homem que tinha ousado desafiá-lo frente a frente. Assim, os destinos de Túrin e de sua irmã Niënor serão tragicamente entrelaçados. 

A vida breve e apaixonada dos dois irmãos é dominada pelo ódio de Morgoth, que envia seu mais temível servo, Glaurung, poderoso espírito na forma de um enorme dragão de fogo sem asas, numa tentativa de cumprir sua maldição e destruir os filhos de Húrin.

Minha opinião

Nem todos os livros de Tolkien são fáceis de acompanhar, e mesmo a saga d'O Senhor dos anéis' exige um grande esforço de atenção, se você quiser memorizar toda a genealogia apresentada ali. E, neste livro, compilado pelo filho de J.R.R. Tolkien, seguimos o mesmo rumo.

Acompanhamos um conto histórico sobre a terra média, que se passam milhares de anos antes dos Hobbits, com Bilbo, Frodo & cia., chegarem ali.

E este livro se trata especificamente, sobre a saga de vida dos dois filhos de Húrin: Túrin e Niënor.

Húrin, senhor de Dor-lómin, foi amaldiçoado, após a batalha das Lágrimas sem conta, e com ele toda sua família também carrega esta maldição, que se mostra no decorrer da narrativa, e podemos perceber o quão maldoso e odioso Morgoth é, com seus inimigos declarados.

Uma narrativa de fundo triste, e sombria, pois toda e qualquer alegria ou atitude boa, sempre será toldada por outra atitudes vil e vingativa. E tudo isto culmina com fim triste tanto para Túrin, quanto para Niënor.

É claro, existe muito mais por trás destes contos, que muito tem a ver, com a personalidade e momentos do autor, mas esta não é a minha finalidade demonstrar aqui. Quer ler uma ótima resenha sobre este livro e sobre uma análise mais acurada sobre a escrita e o autor, leiam  AQUI, vale a pena dispender um tempo nesta ótima resenha.

Enfim, não é um livro fácil, mas para quem curte a terra média, e gosta de J.R.R.Tolkien, é um livro que vale a leitura, pois dá uma outra perspectiva sobre a Terra Média, e tudo que aconteceu por lá.

Boa leitura!!

Um comentário:

  1. Gente, to com os livros do SEnhor dos anéis aqui, o Hobbit e o Silmarillion acho
    mas te confesso que nem sei qual a ordem de ler os livros do Tolkien
    kkkkkkkk
    isso sem contar que nem sei qtos ainda falta para eu ter

    Ana, amando suas resenhas e opiniões, não dá pra comentar em tudo, mas fique sabendo que sempre passo por aqui

    bjkassss

    Leila

    ResponderExcluir