quarta-feira, 25 de junho de 2014

Jogos Vorazes

Livro: Jogos Vorazes
Trilogia Jogos Vorazes - livro 1
Autora: Suzanne Collins
Gênero: Ficção 
Editora: Rocco
397 Páginas








Sinopse:

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?




Minha opinião

Quando li esta trilogia, não tinha nem ideia do que era uma distopia ... a bem da verdade, eu não leio os livros pela classificação, eu basicamente me guio pelo interesse que a sinopse de cada livro me causa. E aqui, neste caso, eu fiquei basicamente curiosa por causa do filme.

A sinopse já dá uma ideia de como é o ambiente, e também sinaliza que, se você não estiver no governo, você faz parte das castas oprimidas.

Quanto maior o número do seu distrito, mais longe você fica, das regalias de um modo de vida razoavelmente decente.

Katniss, não gosta da forma como ela e sua família vivem, mas precisa aceitar. E, quando sua irmã cacula, Primrose é escolhida como tributo, ela se coloca em seu lugar, para protegê-la e tentar, desta forma, melhorar um pouco as condições de vida da sua família.

Com a narrativa em primeira pessoa, por parte de Kat, o livro nos leva para dentro do ambiente de cada situação, e nos faz acompanhar e sentir tudo o que a protagonista passa, de tal forma, que a leitura torna-se viciante! 

Toda adrenalina, preocupação, incertezas e o medo durante a preparação e o treinamento, estão ali, em cada linha da narrativa!

A postura de Peeta também é conciliadora e de apoio, mas não adianta, o foco de tudo está na Kat.

E aqui, deferente da trilogia divergente, há o triangulo amoroso Gale-Kat-Peeta. O que em certos momentos até dá um nervoso, e vontade de berrar pra Kat "FOOOOOCOOOOO menina, é a sua vida e da sua família que está em risco !!!"

Mas enfim, faz parte. Aliás, esta é uma releitura, mas mesmo assim, fiquei vidrada na narrativa, e não larguei até o final. Muita ação, emoção, e doses moderadas de diversão, então, se você gostou de Divergente, vai gostar desta trilogia também.

Boa leitura !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário