terça-feira, 10 de janeiro de 2012

3 dicas para incentivar jovens a lerem os clássicos


Olá pessoas queridas !!!

Estou passando por aqui hoje para compartilhar uma matéria interessante que li no site Educar para crescer.

A íntegra da matéria está AQUI. E abaixo alguns trechos da matéria:

3 dicas para incentivar jovens a lerem os clássicos

Não adianta: para eles, há os livros "legais" e os livros "chatos", sendo estes últimos aqueles exigidos pelos professores. Ler com interesse e até compulsão, só os best-sellers, como os da série Harry Potter e Crepúsculo.

Mas ler é sempre bom, certo?
Sim, como afirma a professora Wilma Maria Sampaio Lima, supervisora do 3º ao 7º ano do Colégio Rio Branco, de São Paulo: "Pela leitura, o homem conversa com o homem".
No entanto, ler apenas narrativas superficiais e limitadas do ponto de vista linguístico pode ser pouco enriquecedor para a formação dos jovens. Isso não significa, porém, que pais e professores devam combater os best-sellers, pelo contrário.
"Quem se coloca contra uma leitura querida pelos jovens pode perder a oportunidade de lhes mostrar outras leituras mais interessantes do ponto de vista estético", alerta a professora Juliana Loyola, do curso de Letras e da pós-graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.
"Nem que seja pelo valor mercadológico, já vale a pena. Esses livros dialogam com o jovem, ou porque mimetizam a velocidade da TV e da tela de cinema, ou porque abordam temas do universo dele. O problema é quando o leitor só tem contato com esse tipo de livro", completa.

Diante desse quadro, pais e professores podem seguir dois caminhos: incentivar jovens leitores a se interessarem também por uma literatura mais consistente e, ao mesmo tempo, aproveitar a leitura deles de best-sellers para abordar temas em casa e na escola.

No site você poderá ver as dicas de como estimular o jovem expandir sua experiência literária.

Posso dizer por mim que, sem o incentivo por parte dos meus pais e familiares, eu não teria adquirido este saudável hábito.
Se for necessário que eu opte entre passar algum tempo lendo, ou assistindo à TV, certamente os livros sairão ganhando, pois não há nenhum programa na TV atualmente que me faça deixar de lado a leitura.
Gostei bastante do tópico abordado, acho muito válida a discução e apoio a todas as iniciativas de incentivo à leitura!

Vamos ler mais, nos informar mais, melhorar a cultura do nosso país, e quem sabe assim, melhorar as condições para todos, e não apenas para alguns pouco privilegiados.

Que tal?
Bora ler um pouquinho?

Uma ótima semana a todos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário